Apesar de ser White Zombie (1932), com Bela Lugosi, quem detém o título de primeiro filme de zumbis, Night of The Living Dead tem um mérito muito maior: definiu todo um subgênero do horror. A pequena produção dirigida por George Romero arrecadou mais de 40 milhões de dólares e estabeleceu as regras para o que viria a ser chamado de zombie apocalypse. Referência básica para os fánaticos do gênero, o filme contou ainda com as não menos lendárias sequências Dawn of The Dead e Day of The Dead, além das recentes Land of The Dead e Diary of The Dead.
Os irmãos Barbra e Johnny vão visitar o túmulo do pai em um cemitério localizado em uma área rural dos EUA. Enquanto Johnny tenta assustar a irmã, uma figura cambaleante se aproxima e os ataca. A partir daí começa a fuga de Barbra. Em meio ao inexplicável caos que rapidamente toma conta da região, os poucos sobreviventes lutam não apenas contra os mortos, mas também entre si mesmos.
Filmado propositalmente em preto-e-branco, o filme faz um grande uso das sombras na criação de uma atmosfera de tensão e medo do desconhecido. Romero, como viria a ser sua marca registrada, se utiliza do horror para tecer comentários sociais. Em uma época de alta tensão política nos EUA, o filme faz paralelos entre o ataque zumbi e a perda da estabilidade social americana. Deixando clara a mensagem: os monstros somos nós mesmos. Além de um grande marco histórico, é um dos filmes mais divertidos dentro do tema. A simplicidade da narrativa e da produção não prejudicam em nada. Pelo contrário, só contribuem ao filme. Na minha opnião, o melhor de Romero.
Título em português: A Noite dos Mortos-Vivos
Direção: George A. Romero
Roteiro: John A. Russo e George A. Romero
Elenco: Duane Jones, Judith O'Dea, Karl Hardman, Marilyn Eastman, Keith Wayne, Judith Ridley, Kyra Schon, Charles Craig, S. William Hinzman, George Kosana.
País: EUA
Duração: 96 minutos
Assista ao trailer do filme aqui
Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)
Senha: realitefantastique.blogspot.com
Sem dúvida um clássico que abriu precedentes, o cinema de terror nunca mais foi o mesmo desde esta obra de Romero, muito haveria a dizer sobre ele.
ResponderExcluiro ficheiro baixada descompacta apenas as legendas... seria problema com a senha?
ResponderExcluir