Obra-prima do mestre dinamarquês Carl Theodor Dreyer, conta a história de Allan Gray, um viajante que se hospeda em um pequeno hotel no campo. No meio da noite, Allan é supreendido por um estranho velho que entra em seu quarto para lhe entregar uma mensagem enigmática: "ela não deve morrer". Já na primeira cena percebe-se o clima gótico e tenso, com personagens incomuns e imagens pertubadoras que evocam uma paisagem de pesadelo surreal. O ritmo, como não poderia deixar de ser, é lento e se adequa à proposta geral do filme. Uma trilha sonoro clássica que beira à melancolia completa o cenário. Apesar da sensação típica de filme mudo, o trabalho de câmera é bem inovador. Ela vai "flutuando" pelos cenários interiores, dando um dinamismo inesperado e muito bem-vindo à obra.
A história, inspirada no romance Carmilla, de Le Fanu, é simples e diz respeito a um vampiro fantasmagórico e seus ajudantes. É contada muito mais visualmente do que através de diálogos, reforçando o sutil clima de mistério e incertezas. Aliás, as falas são tão esparsas (e, às vezes, até de caráter puramente fonético) que seria possível ver o filme sem legendas que não comprometeria em nada o entendimento da trama.
A investigação feita pelo jovem viajante é entrecortada pela leitura de um antigo diário que, aos poucos, explica a mitologia vampírica em que se baseia a história. Cenas como o inquietante sonho de seu próprio funeral e o velho com sua imensa foice tocando um sino, são muito mais efetivas e assustadoras do que boa parte das exploradas pelo "cinema de susto" de hoje em dia. Simplesmente incrível, não dá pra ficar muito melhor que isso.
Título em português: O Vampiro
Direção: Carl Theodor Dreyer
Roteiro: Carl Theodor Dreyer e Christen Jul (inspirado no livro Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu)
Elenco: Julian West, Maurice Schutz, Rena Mandel, Sybille Schmitz, Jan Hieronimko, Henriette Gérard, Albert Bras, N. Babanini, Jane Mora.
País: França e Alemanha
Duração: 75 minutos
Assista a trechos do filme aqui
Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)
Senha: realitefantastique.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário