Em 1973, a Orquídea Negra fazia sua primeira aparição nas páginas das publicações da DC Comics. Com um certo visual mais dark, remanescente do Batman, ela lutava contra vilões de uma maneira bem típica. 15 anos depois, a DC decide dar uma nova roupagem ao personagem e entrega o projeto nas mãos de Neil Gaiman. Ainda pouco conhecido no mundo dos quadrinhos, o autor que viria a revolucionar o genêro com Sandman no ano seguinte, deu um tratamento de luxo à Orquídea. Com uma narrativa séria e detalhada, Neil Gaiman pôs por terra as convenções clássicas dos quadrinhos ao transformar o arquétipo genérico e clichê do herói, em um conto poético e trágico, onde os riscos e a violência são reais e não há nenhuma certeza moral.
Junto com outros trabalhos marcantes como Dark Knight de Frank Miller e Watchmen de Alan Moore, Neil Gaiman foi peça essencial para a popularização do que ficou conhecido como "quadrinhos para adultos". Nessa publicações, os limites do que era permitido ser publicado se tornaram muito mais abrangentes, dando grande liberdade de criação aos autores e trazendo de vez a noção de arte para os quadrinhos populares. Nos EUA, o grande expoente do subgênero foi a divisão da DC chamada Vertigo, criada em 1993 e resposável por grande parte dos títulos que irão aparecer por esse blog.
Ah, e não se pode também deixar de citar a parte gráfica da revista. Dave McKean, que ficaria conhecido por suas colaborações com Neil Gaiman e pelas incríveis capas de Sandman, tem participação essencial no sucesso de Black Orchid. Sua representação realista das feições dos personagens e o uso de cores intensas em contraste com a ambientação dark, dá a publicação uma qualidade visual incomum aos títulos americanos da época.
Título em português: Orquídea Negra
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Dave McKean
Edições: 3
Editora: DC Comics
Nº de Páginas: 161
Para quem não tá com o inglês afiado, está aí também a versão traduzida (agradecimentos ao Nerd Somos Nozes), mas já aviso que, apesar de bem maior, a versão original tem uma qualidade muito superior e vem em um lançamento especial com as três edições em uma só.
(Recomendo o uso do IrfanView para visualizar as imagens de forma rápida e eficiente)
Senha: realitefantastique.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário