Nove anos antes do lançamento do Dracula da Universal, um pequeno estúdio alemão produz a primeira grande versão cinematográfica da obra de Bram Stoker. Complicações com a obtenção dos direitos autorais levaram a produção a fazer alterações em todos os nomes dos personagens. Assim, Conde Drácula vira Graf Orlok e "vampiros" tornam-se "nosferatus".
Henrik Galeen, responsável por outros roteiros de clássicos do expressionismo alemão como Der Golem e Der Stundent von Prag, teve a árdua tarefa de adaptar a obra. Apesar da trama, em sua essência, ser bem fiel ao livro, personagens segundários como Van Helsing foram deixados de lado. Mas, sem dúvida alguma, o toque mais marcante está na própria concepção do vampiro. Diferentemente da visão charmosa e sedutora que ficou marcada nos filmes seguintes do Drácula (principalmente com Bela Lugosi e Christopher Lee), aqui o conde é uma criatura decididamente repugnante, com feições de roedor e longos dedos. Max Schreck conquistaria uma legião de fãs com sua original e assustadora interpretação do conde.
Dirigido pelo lendário F.W. Murnau (Faust, Der Letzte Mann), o filme alcançou não apenas o sucesso da crítica como também a atenção da viúva de Bram Stoker. Florence Stoker processou o estúdio por violação dos direitos autorais da obra do marido e venceu, fazendo com que boa parte das cópias existentes do filme fossem destruídas e levando o Prana Film à falência. Felizmente, a obra sobreviveu ao ataque e, com o passar dos anos, passou de um filme perdido a uma obra em domínio público. Hoje é tida como um das jóias do cinema mudo expressionista e, possivelmente, a melhor adaptação já feita do romance de Bram Stoker.
Direção: F.W Murnau
Roteiro: Henrik Galeen
Elenco: Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schröder, Alexander Granach, Georg H. Schnell, Ruth Landshoff, John Gottowt, Gustav Botz, Max Nemetz.
País: Alemanha
Duração: 94 minutos
Assista ao trailer do filme aqui
Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)
Senha: realitefantastique.blogspot.com
Cara você é realmente fantástico, todos aqueles filmes antigões que eu queria ver, e alguns que conheci agora, estão um monte aqui, esse blog é D+.
ResponderExcluirPs: Se você conseguisse o Filho de Frankestein (Son Of Frankestein) eu ficaria grato, só falta esse para eu terminar a trilogia.
Valeu! Quanto ao Son of Frankenstein, o filme eu tenho. Vou ver se consigo uma legenda em português, aí posto aqui.
ResponderExcluir