quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Black Death (2010)

No ano de 1348, a peste bubônica arrasava a Inglaterra. Dezenas morriam diariamente em meio à sujeira e pobreza das vilas. Osmund (Eddie Redmayne) é um jovem monge que mantém uma relação amorosa secreta com uma garota fora do monastério. Quando guerreiros, enviados do bispo, aparecem na cidade procurando um guia para levá-los à uma vila de necromantes e bruxas, Osmund vê sua chance de reencontrar sua amada. Porém, acaba envolvido em um confronto violento entre cristãos e pagãos.

Apesar da pretensa ambientação histórica, o filme em nenhum momento passa realmente uma sensação de exatidão quanto a isso. Funciona muito melhor como um pequeno conto de fantasia medieval do que realmente como um drama histórico. Isso não quer dizer que a produção não esteja à altura. A bela fotografia e a violência excessivamente gráfica dos combates, dão credibilidade a obra. Aliás, a presença de Sean Bean parece obrigatória nos filmes do gênero, ultimamente.

A trama, que a princípio parece tomar caminhos nada originais de "soldados de Deus vs. pagãos malígnos" se torna mais difusa no seu decorrer. A idéia cristã, da violência justificada pela salvação, se perde ao notar-se que o fanatismo religioso de ambos os lados só traz crueldade e morte. É uma pena que o diretor não optou por desenvolver tanto as questões éticas e se ateve, em grande parte do filme, a um conflito maniqueísta. Mas mesmo tomando-se o filme apenas pelo que ele é, uma obra simples e direta, ele ainda agrada.

Título em português: Morte Negra

Direção: Christopher Smith
Roteiro: Dario Poloni
Elenco: Sean Bean, Kimberley Nixon, Eddie Redmayne, Carice van Houten, David Warner, Johnny Harris, Tim McInnerny, Emun Elliott, John Lynch, Andy Nyman, Tygo Gernandt.
País: Alemanha
Duração: 98 min


Veja o trailer legendado do filme aqui.


Filme: Parte1 e Parte2
(legendas em português PT-BR inclusas)


OBS: é necessário baixar as duas partes!


Senha[password]: realitefantastique.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário