terça-feira, 31 de agosto de 2010

The Brøken (2008)


Em uma tarde como outra qualquer, a radiologista Gina McVey tem uma visão das mais bizarras. Ela vê a si mesmo dirigindo um carro através do conturbado trânsito de Londres. Assustada e curiosa, ela segue sua sósia até um apartamento desconhecido, onde encontra fotos de sua própria família. Saindo de lá, sofre um sério acidente que a faz perder parte da memória. A partir daí, todas as certezas de Gina quanto à realidade começam a desabar.

Depois de uns problemas técnicos com a internet aqui, o blog está de volta. Apesar da premissa tentadora e de uma bela ambientação, o desenvolvimento, ao meu ver, deixa muito a desejar. O ritmo lento e o roteiro simplista também não ajudam em nada. De qualquer forma, chama atenção pela idéia meio assustadora com que lida a trama e pela bela fotografia.

Acredito que o filme perdeu um pouco de espaço por ser lançado na mesma época de Mirrors, que conta com tema similar e uma produção muito mais cara - apesar de ser bem medíocre também. De qualquer forma, é uma incursão válida do diretor de Cashback pelo mundo do horror.


Direção: Sean Ellis
Roteiro: Sean Ellis
Elenco: Lena Headey, Ulrich Thomsen, Melvil Poupaud, Michelle Duncan, Asier Newman, Richard Jenkins, Daren Elliott Holmes, Howard Ward, Damien O'Hare.
País: Inglaterra e França
Duração: 93 minutos



Veja o trailer do filme aqui.



Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)





Senha: realitefantastique.blogspot.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Blindness (2008)

Uma estranha epidemia abate uma metrópole anônima. Pessoas, aleatoriamente e sem explicação, ficam cegas repentinamente. A cegueira é descrita como um brilho intenso e branco. O governo local decide colocar todos os infectados em quarentena em um hospital abandonado, temendo que a doença se espalhe. Com pouco contato com o mundo exterior, a "comunidade dos cegos" logo se organiza segundo uma lei do mais forte. Apenas uma mulher, em meio a todos dessa comunidade, pode ver. Calada com seu segredo, ela presencia a gradual degradação dos demais.

Baseado no livro de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, o filme é dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus, The Constant Gardener). Usando uma premissa parecida com o clássico do sci-fi, The Day of The Triffids, a história claramente funciona como uma alegoria e uma forte crítica social. A personagem principal, interpretada por Julianne Moore (nenhum dos personagens tem nome), assiste como, perdendo a "visão", a sociedade lentamente entra em um declínio moral. O ser humano começa a se assemelhar mais a um animal selvagem, em uma terra sem leis. Atrocidades diversas ocorrem na comunidade dos cegos, até Moore se dar conta de que o privilégio de ser a única a enxergar traz consigo responsabilidades pelos outros.

Confesso que não li o livro, mas - pelos comentários que ouvi - o filme parece ser bem fiel. A obra de Meirelles acabou tendo uma recepção divida por parte da crítica, que, de modo geral, considerou a mensagem do filme muito explícita, sem a mesma força do romance. Eu, em particular, achei uma adaptação muito bem filmada, e os toques de realismo e violência típicos do diretor só acrescentam à obra em vez de entrar em conflito com a proposta onírica principal. Recomendo a qualquer um que se interesse por uma ficção menos superficial.

Título em português: Ensaio Sobre A Cegueira

Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar (baseado em romance de José Saramago)
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal, Sandra Oh, Yusuke Iseya, Yoshino Kimura, Maury Chaykin, Mitchell Nye
País: Canadá, Brasil e Japão
Duração: 121 minutos


Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Parte1 e Parte2
(legendas em português PT-BR inclusas)


OBS: é necessário baixar as 2 partes!



Senha: realitefantastique.blogspot.com

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

The Burrowers (2008)


Nos territórios de Dakota, uma família inteira desaparece sem deixar vestígios. O racista e sanguinário capitão da guarda local imediatamente culpa os Sioux como responsáveis pelo ataque. Os homens da região se reúnem para dar início a uma batalha, mas logo fica claro que a ameaça não anda sobre a terra como os índios, e sim abaixo dela.

Misturando elementos clássicos do western, com um clima de tensão e mistério típicos do horror, The Burrowers já chama atenção de imediato pela originalidade. Toda a ambientação e a representação realista dos Estados Unidos em meados do século XIX dão uma impressão de se estar assistindo a um típico filme de época sem grandes pretensões. Mas a trama é levada com cuidado até os momentos finais, onde só então, tudo fica mais claro. Talvez isso possa afastar um pouco aqueles que preferem filmes mais dinâmicos, pois o ritmo é mesmo lento, mas o clímax é de pura tensão.

Pela produção barata e com um lançamento direto-para-DVD, eu esperaria muito menos. Os efeitos especiais não são ruins, mas deixam claro que não é nenhuma superprodução. Não é lá tão marcante, mas é bem divertido, principalmente se você gosta do tema.

Título em português: Escavadores

Direção: J.T. Petty
Roteiro: J.T. Petty
Elenco: Clancy Brown, William Mapother, Doug Hutchison, Jocelin Donahue, Laura Leighton, Sean Patrick Thomas, Karl Geary
País: EUA
Duração: 96 minutos.




Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)





Senha: realitefantastique.blogspot.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Körkarlen (1921)

Uma antiga lenda diz que a última pessoa a morrer na véspera do ano novo passará o próximo ano a fazer o trabalho do Ceifador, coletando as almas dos mortos. David Holm - interpretado pelo próprio diretor - é um alcoólatra sem salvação que acaba nessa ingrata tarefa. A enfermeira Edit, em seu leito de morte, tem apenas um desejo: rever David, que agora já não está entre os vivos. Quando David recebe a visita do Ceifador anterior, este lhe mostra todo seu passado de maldades e ingratidão.

Baseado em um romance da ganhadora do Nobel, Selma Lagerlöf, Körkarlen é também reconhecido por ser uma das principais influências do mestre Ingmar Bergman. A técnica de flashbacks dentro de flashbacks e o protagonista assistindo aos erros de seu próprio passado lembra bastante outro clássico da literatura, já várias vezes adaptado para o cinema - A Christmas Carol, de Charles Dickens. O uso da dupla exposição para representar as almas também funciona perfeitamente aqui, acrescentando muito mais ambientação a uma história com toques já bastante macabros. Apesar de óbvios hoje em dia, há 90 anos atrás esses efeitos eram de grande impacto e de complexa execução.

Mesmo com o tom excessivamente moralista da obra, Körkarlen se destaca nesses primórdios do cinema. Sjöström não apenas traz inovações técnicas narrativas e visuais, mas prima por uma sinceridade e realismo no tratamento de temas sociais. Diferentemente das obras norte-americanas da época, que ainda se encantavam com seus épicos racistas sentimentalóides, o cinema sueco começava a ganhar notoriedade no mundo com sua preocupação com questões da natureza humana. Uma das grandes obras do cinema mudo, sem dúvida.

Título em português: A Carruagem Fantasma

Direção: Victor Sjöström
Roteiro: Victor Sjöström (baseado no romance de Selma Lagerlöf)
Elenco: Victor Sjöström, Hilda Borgström, Tore Svennberg, Astrid Holm, Concordia Selander, Lisa Lundholm, Tor Weijden, Einar Axelsson.
País: Suécia
Duração: 93 minutos.




Veja trechos do filme aqui.




Filme: Megaupload
(legendas em PT-BR inclusas)



Senha: realitefantastique.blogspot.com

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Joheunnom Nabbeunnom Isanghannom (2008)

("The Good, The Bad, The Weird")

1930, Manchúria. Um ladrão, um assassino de aluguel e um mercenário cruzam caminhos ao tentar roubar um valioso mapa de um oficial japonês. Reza a lenda que o objeto contém direções para um tesouro enterrado desde os tempos da dinastia chinesa Qing. Cada um com seu objetivo em mente, a busca acaba envolvendo também bandidos do deserto e o exército japonês em uma confusa perseguição.

Na onda das novas superproduções coreanas dos últimos anos, Joheunnom Nabbeunnom Isanghannom é ação do começo ao fim. Inspirado no clássico de Sergio Leone Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo, o filme é uma mistura sensacional de western, comédia e cenas de luta cheias efeitos especiais. Com um roteiro simples, Ji-Woon Kim mescla humor e aventura com a belíssimo cenário do deserto da Manchúria.

Contando com uma ótima atuação de Kang-Ho Song, o filme realmente tem um toque bem diferente. Selecionado para o Festival de Cannes e ganhador do prêmio de melhor direção e de efeitos especiais em Sitges, é uma boa recomendação se você procura algo divertido e de qualidade.

Título em português: Os Invencíveis

Direção: Ji-Woon Kim
Roteiro: Ji-Woon Kim e Min-Suk Kim
Elenco: Kang-Ho Song, Byung-Hun Lee, Woo-Sung Jung, Kyeong-Hun Jo, Kwang-Il Kim, Cheong-A Lee, Dong-Seok Ma, Dal-Su Oh, Seo-Won Oh, Seung-Su Ryu, Byung-Ho Son, Young-Chang Song, Ji-Won Uhm, Je-Mun Yun.
País: Coréia do Sul
Duração: 139 minutos



Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Parte1 e Parte2
(legendas em português PT-BR inclusas)



OBS: é necessário baixar as 2 partes!

Senha: realitefantastique.blogspot.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Eden Lake (2008)

A professora Jenny e seu namorado Steve resolvem tirar um fim de semana de férias para viajar. Querendo surpreender sua namorada, ele a leva para um lago paradisíaco e isolado. Tudo corre bem até um grupo de jovens aparecer e acabar com a tranquilidade do local. Música alta e provocações desnecessárias fazem Steve ir tirar satisfação com os garotos. A situação logo sai do controle e o casal vira alvo da fúria da gangue de adolescentes. Sedento por sangue e confusão, Brett e seus amigos começam uma perseguição implacável pela floresta em busca dos dois.

De certo uma crítica à subcultura dos 'chav' - os jovens arruaceiros ingleses - e ao modo com que os pais podem moldar pequenos assassinos, mas... nada sutil. O que importa aqui, realmente, é a crueza dos fatos. "Violento" é eufemismo. James Watkins não poupa os espectadores das diversas cenas de puro sadismo. A maneira como são retratados os raivosos jovens é surpreendemente real. Brett, o líder do grupo, é a perfeita imagem do moderno sociopata: nenhum remorso e completo descontrole emocional. Os outros do grupo, o idolatram e o seguem por medo ou respeito. Porém, a medida que tudo vai ficando gradualmente mais violento, deixam transparecer a insegurança e a confusão.

Vencedor do prêmio do juri em Sitges, o filme é tenso até o último momento. Recomendado para fãs do horror sádico como The Texas Chainsaw Massacre ou The Hills Have Eyes. Um assustador retrato da juventude inglesa.

Título em português: Sem Saída

Direção: James Watkins
Roteiro: James Watkins
Elenco: Kelly Reilly, Michael Fassbender, Tara Ellis, Jack O'Connell, Finn Atkins, Jumayn Hunter, Thomas Turgoose, James Burrows, Tom Gill, Lorraine Bruce, Shaun Dooley, James Gandhi, Bronson Webb, Lorraine Stanley, Rachel Gleeves.
País: Inglaterra
Duração: 91 minutos



Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)



Senha: realitefantastique.blogspot.com

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Red (2008)

Avery Ludlow está pescando tranquilamente à beira do lago na companhia de seu fiel cachorro Red. Três jovens aparecem repentinamente e intimidam o velho, exigindo dinheiro. Avery tenta contornar a situação oferecendo uns trocados, mas não é o suficiente para Danny, que atira e mata Red a sangue frio. Inconformado com a perda de seu único companheiro e com o descaso da polícia, ele decide fazer justiça com as próprias mãos.

Talvez o roteiro mais simples e direto do festival, mas nem por isso torna o filme genérico. Brian Cox dá uma aula de interpretação no papel do solitário e correto Avery Ludlow. A luta dele pela justiça é entrelaçada pela dor de um passado ainda não esquecido. A lembrança de sua esposa morta e de seu próprio filho problemático dão uma intensidade muito maior a uma história de vingança que poderia simplesmente descambar para a violência gratuita.

Dirigido pelo dinamarquês Trygve Allister Diesen e pelo americano Lucky McKee (sim, o mesmo de May!), o filme estreou no Festival de Sundance e levou o prêmio de melhor ator (Brian Cox) em Sitges. Sem grandes efeitos especiais ou idéias revolucionárias, Red se destaca ao explorar com sutileza a triste história pessoal do protagonista.

Título em português: Rastros de Vingança

Direção: Trygve Allister Diese e Lucky McKee
Roteiro: Stephen Susco (baseado em romance de Jack Ketchum)
Elenco: Brian Cox, Noel Fisher, Kyle Gallner, Shiloh Fernandez, Kim Dickens, Marcia Bennett, Richard Riehle, Tom Sizemore, Ashley Laurence, Robert Englund, Amanda Plummer, Keith Buterbaugh.
País: EUA
Duração: 93 minutos



Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)





Senha: realitefantastique.blogspot.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vynian (2008)

Um casal sofre para tentar superar a dor do desaparecimento do filho durante um tsunami na Tailândia. Na apresentação de um documentário sobre a pobreza na Birmânia, Jeanne Bellmer se convence de que uma criança que aparece rapidamente em uma das cenas do filme é seu filho. Sua determinação em achá-lo a leva, junto de seu marido, a uma busca às cegas por entre a selva e pobres vilarejos espalhados pelo litoral asiático. A esperança de um dia reaver a criança se transforma gradualmente em uma obsessão desesperada.

Vendido como um filme de horror, a obra da diretora belga Fabrice du Welz é muito mais um drama psicológico com fortes nuâncias sexuais. Mas não se engane, mesmo sem a típica tensão do gênero esse é um filme pesado. O desespero da mãe pela perda do filho é algo que beira a loucura e não foi suavizado para que o espectador simpatize com a protagonista. O rítmo é lento e o trabalho de câmera visa um toque realista, dando ao filme um ar mais "art-house". É inevitável a associação com Apocalypse Now, tanto pelo cenário, quanto pelas cenas simbólicas, que aqui muitas vezes são usadas para passar uma sensação de estranheza (às vezes até exagerando na dose).

Vale ressaltar também de que apesar de sua personagem ser quase insuportável, Emmanuelle Béart faz um belo trabalho no papel da mãe. Realmente não é um típico filme de horror, e não recomendaria a qualquer um. Mas vale a pena se você procura por algo mais profundo e exótico.


Direção: Fabrice du Welz
Roteiro: Oliver Blackburn, Fabrice du Welz e David Greig
Elenco: Emmanuelle Béart, Rufus Sewell, Petch Osathanugrah, Julie Dreyfus, Amporn Pankratok, Josse de Pauw.
País: França, Bélgica, Inglaterra e Austrália
Duração: 96 minutos



Veja o trailer do filme aqui.

Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)







Senha: realitefantastique.blogspot.com