quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Körkarlen (1921)

Uma antiga lenda diz que a última pessoa a morrer na véspera do ano novo passará o próximo ano a fazer o trabalho do Ceifador, coletando as almas dos mortos. David Holm - interpretado pelo próprio diretor - é um alcoólatra sem salvação que acaba nessa ingrata tarefa. A enfermeira Edit, em seu leito de morte, tem apenas um desejo: rever David, que agora já não está entre os vivos. Quando David recebe a visita do Ceifador anterior, este lhe mostra todo seu passado de maldades e ingratidão.

Baseado em um romance da ganhadora do Nobel, Selma Lagerlöf, Körkarlen é também reconhecido por ser uma das principais influências do mestre Ingmar Bergman. A técnica de flashbacks dentro de flashbacks e o protagonista assistindo aos erros de seu próprio passado lembra bastante outro clássico da literatura, já várias vezes adaptado para o cinema - A Christmas Carol, de Charles Dickens. O uso da dupla exposição para representar as almas também funciona perfeitamente aqui, acrescentando muito mais ambientação a uma história com toques já bastante macabros. Apesar de óbvios hoje em dia, há 90 anos atrás esses efeitos eram de grande impacto e de complexa execução.

Mesmo com o tom excessivamente moralista da obra, Körkarlen se destaca nesses primórdios do cinema. Sjöström não apenas traz inovações técnicas narrativas e visuais, mas prima por uma sinceridade e realismo no tratamento de temas sociais. Diferentemente das obras norte-americanas da época, que ainda se encantavam com seus épicos racistas sentimentalóides, o cinema sueco começava a ganhar notoriedade no mundo com sua preocupação com questões da natureza humana. Uma das grandes obras do cinema mudo, sem dúvida.

Título em português: A Carruagem Fantasma

Direção: Victor Sjöström
Roteiro: Victor Sjöström (baseado no romance de Selma Lagerlöf)
Elenco: Victor Sjöström, Hilda Borgström, Tore Svennberg, Astrid Holm, Concordia Selander, Lisa Lundholm, Tor Weijden, Einar Axelsson.
País: Suécia
Duração: 93 minutos.




Veja trechos do filme aqui.




Filme: Megaupload
(legendas em PT-BR inclusas)



Senha: realitefantastique.blogspot.com

Um comentário:

  1. Parabéns, este filme é referencia. Ingmar Bergman usou uma cena deste filme em um sonho no seu filme Morangos Silvestres.

    ResponderExcluir