sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Faust - Eine Deutsche Volkssage (1926)

Friedrich Wilhem Murnau (Nosferatu, Der Letzte Mann), um dos mestres do expressionismo alemão, assina mais uma obra que marcou o cinema mudo. Baseado tanto em tradições foclóricas, quanto na obra de Goethe, o filme mescla humor, drama e suspense ao contar a história de uma disputa entre o Paraíso e o Inferno. Mephisto, que representa o mal, faz uma aposta com um anjo: se conseguir corromper a alma de um homem honesto, o Inferno terá domínio sobre a Terra. Mephisto então lança uma praga em uma pequena vila medieval, onde Faust vive. Decidido a salvar a vila da epidemia, Faust faz um acordo com o demônio e acaba sendo seduzido pelos prazeres oferecidos por Mephisto.

Apesar de não ter o mesmo reconhecimento que de outras obras do movimento expressionista, é em Faust que Murnau mostra todo seu talento. Um visual épico e artístico inovador marcam essa que seria a maior produção alemã até o momento. Faust custou 2 milhões de marcos e levou cerca de seis meses para ser filmado. No auge de sua carreira, Murnau teve completa liberdade de criação, o que resultou em um raro preciosismo nas filmagens. Ao todo foram feitas cinco versões diferentes do filme, com cenas, ritmos e edições diferentes. Cada uma delas era direcionada a um mercado específico (Alemanha, Estados Unidos, França...).

Para aqueles que conhecem apenas Nosferatu ou Das Cabinet des Dr. Caligari, esse filme é essencial. Em termos de produção técnica ultrapassa até esses grandes pilares do cinema mudo alemão.

Título em português: Fausto

Direção: F.W. Murnau
Roteiro: Gerhart Hauptmann e Hans Kyser (inspirados nas peças de Goethe e Christopher Marlowe)
Elenco: Gösta Ekman, Emil Jannings, Camila Horn, Frida Richard, William Dieterle, Yvette Guilbert, Eric Barclay, Hanna Ralph, Werner Fuetterer.
País: Alemanha
Duração: 106 minutos.


Assista ao trailer do filme aqui


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)

Senha: realitefantastique.blogspot.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

May (2002)

May nasceu para ser ignorada pelo mundo. Seu olho "preguiçoso" desde cedo assustava as outras crianças, o que resultou em uma infância solitária e triste. Sua melhor amiga, até mesmo depois de adulta, era a boneca que sua mãe lhe deu e que não poderia jamais ser tirada de dentro da caixa de vidro em que veio. A narrativa direta e objetiva conta a história de uma May crescida que, não tendo aprendido a se relacionar com ninguém quando pequena, sofre ao se apaixonar pelas mãos de um jovem diretor de filmes de horror. Enquanto isso, acompanhamos o seu dia-a-dia comum, tornado bizarro por sua timidez excessiva e seus gostos estranhos.

Até mais da metade do filme, tudo não passa de uma história trágicômica que cativa pela simplicidade das situações que vão ficando, com o tempo, mais tristes e desesperadoras para a protagonista. Definitivamente não é um filme para todos os gostos. Drama, comédia e horror se mesclam de uma maneira sutil e natural. Provavelmente não vai agradar à quem espera um horror cru e ultraviolento, já que mesmo com algumas cenas bem "gore", o filme brilha mesmo por seu tom de fantasia. A diferença é que aqui, apesar do tom leve de alguns momentos, as frustrações e angústias da protagonista são tratados de forma séria, intensificando a sensação de estranheza.

Angela Bettis tem uma atuação primorosa como a problemática May... o que é essencial para a história funcionar. Belos toques como as referências a Argento e a outros temas clássicos do horror; a maneira "descontraída" com que o filme lida com a violência e a solidão; e o final sensacional dão à essa recontagem improvável da história de Mary Shelley, um genuíno status cult. Transpondo regras previamente definidas, é recomendado a todos com um gosto pelo bizarro.

Título em português: May - Obsessão Assassina

Direção: Lucky McKee
Roteiro: Lucky McKee
Elenco: Angela Bettis, Jeremy Sisto, Anna Faris, James Duval, Nichole Hiltz, Kevin Gage, Merle Kennedy, Chandler Riley Hecht, Rachel David, Nora Zehetner, Will Estes, Roxanne Day, Samantha Adams, Brittney Lee Harvey.
País: EUA
Duração: 93 minutos


Assista ao trailer do filme aqui


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)

Senha: realitefantastique.blogspot.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vampyr - Der Traum des Allan Gray (1932)

Obra-prima do mestre dinamarquês Carl Theodor Dreyer, conta a história de Allan Gray, um viajante que se hospeda em um pequeno hotel no campo. No meio da noite, Allan é supreendido por um estranho velho que entra em seu quarto para lhe entregar uma mensagem enigmática: "ela não deve morrer". Já na primeira cena percebe-se o clima gótico e tenso, com personagens incomuns e imagens pertubadoras que evocam uma paisagem de pesadelo surreal. O ritmo, como não poderia deixar de ser, é lento e se adequa à proposta geral do filme. Uma trilha sonoro clássica que beira à melancolia completa o cenário. Apesar da sensação típica de filme mudo, o trabalho de câmera é bem inovador. Ela vai "flutuando" pelos cenários interiores, dando um dinamismo inesperado e muito bem-vindo à obra.

A história, inspirada no romance Carmilla, de Le Fanu, é simples e diz respeito a um vampiro fantasmagórico e seus ajudantes. É contada muito mais visualmente do que através de diálogos, reforçando o sutil clima de mistério e incertezas. Aliás, as falas são tão esparsas (e, às vezes, até de caráter puramente fonético) que seria possível ver o filme sem legendas que não comprometeria em nada o entendimento da trama.

A investigação feita pelo jovem viajante é entrecortada pela leitura de um antigo diário que, aos poucos, explica a mitologia vampírica em que se baseia a história. Cenas como o inquietante sonho de seu próprio funeral e o velho com sua imensa foice tocando um sino, são muito mais efetivas e assustadoras do que boa parte das exploradas pelo "cinema de susto" de hoje em dia. Simplesmente incrível, não dá pra ficar muito melhor que isso.

Título em português: O Vampiro

Direção: Carl Theodor Dreyer
Roteiro: Carl Theodor Dreyer e Christen Jul (inspirado no livro Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu)
Elenco: Julian West, Maurice Schutz, Rena Mandel, Sybille Schmitz, Jan Hieronimko, Henriette Gérard, Albert Bras, N. Babanini, Jane Mora.
País: França e Alemanha
Duração: 75 minutos


Assista a trechos do filme aqui


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)

Senha: realitefantastique.blogspot.com