sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Faust - Eine Deutsche Volkssage (1926)

Friedrich Wilhem Murnau (Nosferatu, Der Letzte Mann), um dos mestres do expressionismo alemão, assina mais uma obra que marcou o cinema mudo. Baseado tanto em tradições foclóricas, quanto na obra de Goethe, o filme mescla humor, drama e suspense ao contar a história de uma disputa entre o Paraíso e o Inferno. Mephisto, que representa o mal, faz uma aposta com um anjo: se conseguir corromper a alma de um homem honesto, o Inferno terá domínio sobre a Terra. Mephisto então lança uma praga em uma pequena vila medieval, onde Faust vive. Decidido a salvar a vila da epidemia, Faust faz um acordo com o demônio e acaba sendo seduzido pelos prazeres oferecidos por Mephisto.

Apesar de não ter o mesmo reconhecimento que de outras obras do movimento expressionista, é em Faust que Murnau mostra todo seu talento. Um visual épico e artístico inovador marcam essa que seria a maior produção alemã até o momento. Faust custou 2 milhões de marcos e levou cerca de seis meses para ser filmado. No auge de sua carreira, Murnau teve completa liberdade de criação, o que resultou em um raro preciosismo nas filmagens. Ao todo foram feitas cinco versões diferentes do filme, com cenas, ritmos e edições diferentes. Cada uma delas era direcionada a um mercado específico (Alemanha, Estados Unidos, França...).

Para aqueles que conhecem apenas Nosferatu ou Das Cabinet des Dr. Caligari, esse filme é essencial. Em termos de produção técnica ultrapassa até esses grandes pilares do cinema mudo alemão.

Título em português: Fausto

Direção: F.W. Murnau
Roteiro: Gerhart Hauptmann e Hans Kyser (inspirados nas peças de Goethe e Christopher Marlowe)
Elenco: Gösta Ekman, Emil Jannings, Camila Horn, Frida Richard, William Dieterle, Yvette Guilbert, Eric Barclay, Hanna Ralph, Werner Fuetterer.
País: Alemanha
Duração: 106 minutos.


Assista ao trailer do filme aqui


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)

Senha: realitefantastique.blogspot.com

Um comentário: