quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Kokuhaku (2010)

"Confessions"

Uma professora de colegial descobre que dois de seus alunos são os responsáveis pela morte da filha de sua filha de 4 anos. Sedenta por vingança, ela põe em prática um plano para destruir a vida desses jovens sem ter que matá-los.

O filme é dividido em uma série de confissões a partir do ponto de vista de cada personagem. Isso, além de explicar detalhadamente as motivações de cada um envolvido na trama, dá uma bela margem para reviravoltas, já que os fatos vão sendo revelado aos poucos. E reviravoltas não faltam mesmo. A crueldade e frieza dos personagens beira o absurdo, com aquele certo exagero típico dos mangás. Quando a vingança é enfim finalizada, não deixa uma sensação de justiça feita como estamos acostumados em filmes do tipo, e sim de uma falta de esperança e a certeza de que o ódio só gera mais ódio, em uma escala cada vez maior.

A tensão presente em cada momento do filme é tornada ainda mais evidente através da beleza visual com que ela é apresentada. Abusando de slow-motion e belíssimas tomadas dramáticas, por vezes parece que estamos assistindo a uma longa sequência de videoclipes, em vez de um longametragem. A excelente trilha sonora conta com nada menos que Boris, Radiohead, The XX, entre outros... e contribui de maneira única para a intensidade da obra. Não é a toa que foi a escolha japonesa para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro esse ano. Altamente recomendado.

Título em português: Confissões

Direção: Tetsuya Nakashima
Roteiro: Tetsuya Nakashima (baseado no livro de Kanae Minato)
Elenco: Takako Matsu, Yoshino Kimura, Masaki Okada, Yukito Nishii, Kaoru Fujiwara, Ai Hashimoto, Hirofumi Arai, Makiya Yamaguchi, Ikuyo Kuroda, Mana Ashida, Soichiro Suzuki, Kinuwo Yamada, Kai Inowaki, Naoki Ichii.
País: Japão
Duração: 106 min.


Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Parte1 e Parte2
(legendas em português PT-BR inclusas)


OBS: é necessário baixar as duas partes!

Senha[password]: realitefantastique.blogspot.com


Um comentário: