quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rare Exports (2010)

Montanhas Korvatunturi, Finlândia. Em meio a um inverno intenso, uma empresa internacional começa escavações na região em busca do maior segredo do país, um suposto túmulo onde estaria enterrado o Papai Noel original. Porém, o que se descobre é uma força sobrenatural muito maior e mais incontrolável do que se imaginava.

O filme se baseia na premissa de que muito antes do "papai noel da Coca-Cola", existia um ser folclórico - uma espécie de troll, pelo que me parece - que, na época do natal, comia viva as crianças que se comportavam mal. A maneira como a ideia é explorada no filme é fantástica, em nenhum momento parecendo boba ou infantil demais, apesar de o roteiro forçar um pouco a barra no final.

Apesar de tender claramente pro lado da fantasia, o filme mescla bem elementos de comédia e terror, dando um toque mais moderno. Detalhes de "como" e "por quê" são comumente deixados de lado, fazendo com que tudo seja tratado de forma mais superficial, da maneira típica de filmes mais leves. Porém, a meu ver isso só adiciona ao charme do filme, que, apesar de muito curto, não decepciona. É a opção ideal pro natal. Especialmente se você já não suporta mais reprises de coisas tipo Milagre na Rua 34 e Esqueceram de Mim.

Título original: Papai Noel das Cavernas

Direção: Jalmari Helander
Roteiro: Jalmari Helander, Sami Parkkinen
Elenco: Onni Tommila, Jorma Tommila, Tommi Korpela, Rauno Juvonen, Per Christian Ellefsen, Ilmari Järvenpää, Peter Jakobi, Jonathan Hutchings, Risto Salmi.
País: Finlândia, Noruega, França e Suécia
Duração: 83 min


Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Megaupload


Senha[password]: realitefantastique.blogspot.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Wir Sind Die Nacht (2010)

"We Are The Night"

Três belas vampiras assombram o submundo de Berlim. A líder do trio, Louise, procura há seculos por seu amor perdido nas ruas das grandes cidades. Por um acaso, Lena, uma jovem criminosa, cruza o caminho delas e Louise logo se apaixona. Mas o novo quarteto começa a despertar a atenção da polícia local, que passa a investigar mais a fundo os estranhos casos de violência que vem ocorrendo nas noites da metrópole.

Dennis Gansel, mais conhecido por ter dirigido o interessante Die Welle, volta com uma pegada diferente para um tema que tem sido usado à exaustão nos últimos anos. Seguindo o que parece ser uma tendência do festival, o filme também lida com questões de gênero e sexualidade. Segundo a mitologia do filme, não existem homens vampiros. As mulheres se ergueram contra a dominação masculina e mataram todos, tornando uma lei nunca transformar homens. Uma pena que a originalidade acabe aí, o roteiro é muito cheio de furos e, quando finalmente toma um rumo, perde totalmente a inspiração e termina cheio de clichês. A total falta de um desenvolvimento coerente das personagens também incomoda bastante.

De qualquer forma, a produção é ótima e o estiloso visual de uma Berlim sombria e luxuosa também acerta em cheio. Com mais de ousadia, e uma trama melhor elaborada, este filme poderia ser marcante. Ainda assim, é uma opção válida pra quem não consegue passar muito tempo sem sua dose de vampiros.

Título em português: As Donas da Noite

Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Jan Berger e Dennis Gansel
Elenco: Karoline Herfurth, Nina Hoss, Jennifer Ulrich, Anna Fischer, Max Riemelt, Arved Birnbaum, Steffi Kühnert, Jochen Nickel, Waléra Kanischtscheff.
País: Alemanha
Duração: 100 min.


Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Megaupload


Senha[password]: realitefantastique.blogspot.com

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Kokuhaku (2010)

"Confessions"

Uma professora de colegial descobre que dois de seus alunos são os responsáveis pela morte da filha de sua filha de 4 anos. Sedenta por vingança, ela põe em prática um plano para destruir a vida desses jovens sem ter que matá-los.

O filme é dividido em uma série de confissões a partir do ponto de vista de cada personagem. Isso, além de explicar detalhadamente as motivações de cada um envolvido na trama, dá uma bela margem para reviravoltas, já que os fatos vão sendo revelado aos poucos. E reviravoltas não faltam mesmo. A crueldade e frieza dos personagens beira o absurdo, com aquele certo exagero típico dos mangás. Quando a vingança é enfim finalizada, não deixa uma sensação de justiça feita como estamos acostumados em filmes do tipo, e sim de uma falta de esperança e a certeza de que o ódio só gera mais ódio, em uma escala cada vez maior.

A tensão presente em cada momento do filme é tornada ainda mais evidente através da beleza visual com que ela é apresentada. Abusando de slow-motion e belíssimas tomadas dramáticas, por vezes parece que estamos assistindo a uma longa sequência de videoclipes, em vez de um longametragem. A excelente trilha sonora conta com nada menos que Boris, Radiohead, The XX, entre outros... e contribui de maneira única para a intensidade da obra. Não é a toa que foi a escolha japonesa para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro esse ano. Altamente recomendado.

Título em português: Confissões

Direção: Tetsuya Nakashima
Roteiro: Tetsuya Nakashima (baseado no livro de Kanae Minato)
Elenco: Takako Matsu, Yoshino Kimura, Masaki Okada, Yukito Nishii, Kaoru Fujiwara, Ai Hashimoto, Hirofumi Arai, Makiya Yamaguchi, Ikuyo Kuroda, Mana Ashida, Soichiro Suzuki, Kinuwo Yamada, Kai Inowaki, Naoki Ichii.
País: Japão
Duração: 106 min.


Veja o trailer do filme aqui.


Filme: Parte1 e Parte2
(legendas em português PT-BR inclusas)


OBS: é necessário baixar as duas partes!

Senha[password]: realitefantastique.blogspot.com