Lançado há quase um século atrás, Das Cabinet des Dr. Caligari permanece, ainda hoje, como um dos marcos do cinema expressionista alemão. O filme conta a história do estranho Dr. Caligari e seu companheiro sonâmbulo chamado Cesare. Ambos chegam à pequena vila alemã de Holstenwall, onde se apresentam em uma feira local sob a premissa de que Cesare - que dorme em uma pequeno caixão - acordará depois de décadas e responderá a qualquer pergunta que o façam acerca do futuro. A apresentação acaba sendo relacionada com os suspeitos assassinatos que ocorreram no mesmo dia pela cidade e a estranha dupla começa a ser investigada pelas autoridades do lugar.
Visto por boa parte da crítica como um dos filmes mais revolucionários e artísticos da época, a obra foi responsável por um novo direcionamento das produções do gênero não só na Alemanha, país onde foi produzido, mas no mundo todo. Causou ainda grandes controvérsias. Principalmente nos Estados Unidos, onde foi aclamado por especialistas devido a sua originalidade, mas recebido com repúdio por boa parte do público em geral. Não só pela estética incomum que possui, mas por se tratar de um trabalho de um país "inimigo", já que as tensões da primeira Guerra Mundial ainda não estavam esquecidas. Aliás, diversas análises do período relacionam a estética expressionista de distorções e ambientações que parecem saídas de pesadelos com o sentimento de terror e desilusão do pós-guerra.
O design macabro da produção, foi feito por pintores alemães, que juntamente com os criadores do filme, buscavam alcançar uma nova forma de narrativa visual, que fazia uso de cenários com ângulos tortos, proporções distorcidas e intensos jogos de luz e sombra. Em alguns momentos, até mesmo as sombras eram pintadas no cenário. Essa característica visual é uma das coisas que mais chamam atenção no filme e foi criada para evocar uma sensação de surrealismo e estranheza. O uso de algumas perspectivas incomuns também renderam certas associações com o cubismo, movimento artístico em voga na época. Por ser um filme mudo, as atuações são típicamente exageradas, criando um clima teatral dramático bem característico do período. Os espaços são completados por uma trilha sonora clássica não menos intensa, que acompanha o espetáculo visual. Decididamente, um dos maiores filmes de todos os tempos, dentro do gênero. Clássico obrigatório.
Título em português: O Gabinete do Dr. Caligari
Direção: Robert Wiene
Roteiro: Hans Janowitz e Carl Meyer
Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher, Lil Dagover, Hans Heinrich von Twardowski, Rudolf Lettinger.
País: Alemanha
Duração: 71 minutos
Assista ao trailer do filme aqui
Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)
Senha: realitefantastique.blogspot.com