quarta-feira, 10 de junho de 2009

The Wolf Man (1941)

Mesmo não sendo o primeiro filme da Universal sobre lobisomens e não tendo tanto prestígio imediato quanto outros monster movies da época, The Wolf Man foi muito mais bem-sucedido que seu antecessor, Werewolf of London, lançado 6 anos antes. Interpretado por Lon Chaney, Jr., um dos maiores ícones do cinema de horror, a criatura usa o mesmo conceito explorado no filme anterior: é bípede e se assemelha muito mais a um homem peludo do que a um lobo, como dita a lenda. Aliás, o maior feito do filme foi criar uma mitologia que ficou mais marcada no imaginário popular do que aquela que lhe deu origem. O uso da prata contra lobisomens e a transformação associada a lua cheia foram idéias criadas exclusivamente para o filme e que hoje já parecem "tradicionais".

O roteiro, ao contrário da maioria dos antigos lançamentos da Universal, não é baseado em nenhum conto ou livro e foi criado originalmente para o filme. A história se passa no País de Gales, para onde Larry Talbot viaja depois da morte do seu irmão. Lá, ao visitar um acampamento cigano, ele acaba sendo mordido pelo que acredita ser um lobo, porém logo descobre a verdade. Béla Lugosi, ainda em alta, também aparece no filme como o cigano licantropo chamado ahn... Bela.

Ah, e fiquem de olho que esse ano sai uma remake desse filme com Anthony Hopkins e Benicio del Toro, dirigido por Joe Johnston (Jumanji, The Rocketeer, Honey I Shrunk The Kids).

Título em português: O Lobisomem

Direção: George Waggner
Roteiro: Curt Siodmak
Elenco: Lon Chaney Jr., Béla Lugosi, Claude Rains, Warren William, Ralph Bellamy, Patric Knowles, Maria Ouspenskaya, Evelyn Ankers.
País: EUA
Duração: 70 minutos


Assista ao trailer do filme aqui


Filme: Megaupload
(legendas em portugês PT-BR inclusas)

Senha: realitefantastique.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário