segunda-feira, 15 de junho de 2009

The Wizard of Oz (1939)


O livro infantil The Wonderful Wizard of Oz de L. Frank Baum inspirou varias adaptações, entre elas a mais marcante foi o filme de 1939 dirigido por Victor Fleming. O filme começa em sépia. A menina Dorothy, interpretada por Judy Garland, mora numa fazenda com sua tia Em e seu tio Henry quando um dia uma enorme tempestade surge. Dorothy se abriga dentro da casa, mas a janela do quarto bate em sua cabeça, deixando-a desacordada na cama. Quando Dorothy acorda, ela percebe que a casa está voando dentro do ciclone. A casa "pousa" no chão e então Dorothy, junto de seu cãozinho Toto, abre a porta para um novo mundo. O filme então se transforma do sépia para totalmente colorido. Quando a menina se admira com a aparência do lugar surge a famosa frase: "Toto, I've a feeling we're not in Kansas any more".

Com todos os personagens incriveis, cores, musicas e efeitos especiais esse filme foi uma grande marca na história do cinema e é, talvez, um dos filmes com mais referências dentro da cultura pop. Mesmo com diversos erros técnicos facilmente notáveis - como a fumaça que aparece antes mesmo da Bruxa entrar em sua marca, cordas visíveis por todos os cantos, entre outros - os efeitos do filme foram muito avançados para a época. Para a filmagem em technicolor todas as cores tinham que ser exageradas para aparecerem e era necessário que usassem tanta luz que o calor do estúdio podia chegar a quase 40ºC.

O filme foi premiado com o Oscar de melhor canção original, por Over The Rainbow, e de melhor trilha sonora. Um verdadeiro clássico, quem ainda não o viu com certeza ficará de fora de muitas piadas de Hollywood.


Título em português: O Mágico de Oz

Direção:Victor Fleming
Roteiro: Noel Langley, Florence Ryerson, Edgar Allan Woolf
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Billie Burke, Margaret Hamilton, Charley Grapewin, Pat Walshe, Clara Blandick, Terry, The Singer Midgets.
País: EUA
Duração: 101 minutos


Assista ao trailer do filme aqui


Filme: Megaupload
(legendas em português PT-BR inclusas)

Senha: realitefantastique.blogspot.com

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post ! É sempre com satisfação que revejo estes Clássicos do cinema . Eles simplesmente não envelhecem ! A qualidade é imune ao tempo ! Esta adaptação do Mágico de Oz é a melhor de todas e consegue transmitir todo o clima de magia do texto original .

    ResponderExcluir