("Crows Zero")
Takashi Miike, figurinha já carimbada em Sitges, marcou presença mais uma vez no festival, em 2008, com uma adaptação do mangá de Hiroshi Takahashi, Kurôzu (em inglês: Crows). O filme conta a história por trás dos personagens que habitam a temível Suzuran All-Boys High School. Takiya Genji, filho de um chefe Yakuza e novato na escola, tem a missão de "conquistar" o local, que funciona como uma espécie de treinamento para futuros delinqüentes. Para isso, terá que desafiar todas as gangues rivais de cada ano e conquistar o respeito e a admiração de seus inimigos, formando um exército de marginais que herdará o poder do submundo de Tóquio.
Deixando um pouco de lado a pegada de ultraviolênica moderna pelo qual ficou marcado, Miike adota uma postura mais descontraída nesse filme, com uma linguagem totalmente derivada dos animes japoneses. Mas não entendam mal, violência é o que não falta, porém é pra lá de irreal. Aliás, apesar do filme se passar em uma escola, a última coisa que os personagens fazem é assistirem às aulas. Cabelos coloridos estilosos, roupas espalhafatosas, alunos espancando professores e muita, MUITA, testosterona gratuíta dão vida a esse universo adolescente de brigas constantes, onde as únicas coisas que importam são força e honra.
Como todo anime centrado em pancadaria, o filme é recheado de personagens unidimensionais e um roteiro bem clichê, o que pode tornar a experiência rapidamente cansativa (ainda mais levando em conta que a duração da obra). Mas é difícil não se divertir um pouco com as lutas em que, tão importante quanto sair vitorioso, é não perder a pose.
Direção: Takashi Miike
Roteiro: Shogo Muto (baseado em mangá de Hiroshi Takahashi)
Elenco: Shun Oguri, Kyosuke Yabe, Meisa Kuroki, Takayuki Yamada, Sansei Shiomi, Ken'ichi Endo, Goro Kishitani.
País: Japão
Duração: 130 minutos
Veja o trailer do filme aqui
(legendas em português PT-BR inclusas)
OBS: Não deu pra colocar tudo em um arquivo só, infelizmente. É necessário baixar as 2 partes!
Senha: realitefantastique.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário